top of page
  • blogdaisies

Feminismo Na Literatura- Tomi Adeyemi




Tomi Adeyemi é uma autora norte americana nascida na Nigéria. Ela é mais conhecida pelo seu livro Filhos de Sangue e Osso, o primeiro da trilogia O Legado de Orisha.


Nascida no dia 1 de agosto de 1993 (leonina orgulhosa) após a imigração de seus pais da Nigéria, Tomi cresceu em Chicago, com o pai, que era médico, trabalhando como taxista e sua mãe como faxineira. Desde à infância, problemas financeiros e a desigualdade clássica sempre foram grandes dificuldades para o desenvolvimento pleno de Tomi. Porém, quando adulta, ela passou a abraçar suas raízes nigerianas e escreveu Filhos de Sangue e Osso como "uma carta de amor à sua cultura", explicando: "Eu não pensei muito nisso e acho que esse é o tipo de experiência da primeira geração. Você está apenas tentando se encaixar. Você não percebe o quão legal é a sua cultura até que você saia dessa fase de tentar se encaixar".


Formada no ensino médio na Hinsdale Central High School em 2011, e então em Literatura Inglesa em Harvad, Tomi começou sua jornada para uma trilogia de poder. Após ganhar uma bolsa de estudos para ir à Salvador, aqui mesmo no Brasil, ela começou a pesquisar a história da escravidão brasileira e traçou uma comparação à identidade afro-americana. Após estudar muito sobre a mitologia brasileira, os orixás e a religião brasileira, ela passou a estudar ainda mais profundamente a mitologia ocidental.


Após se mudar para Califórnia, trabalhando como produtora de filmes em Los Angeles, Tomi começou a reduzir suas horas de trabalho pra escrever o primeiro livro. Este, porém, não obteve o retorno esperado nem do público, nem de seus pais. Como parte da primeira geração da família a sair da Nigéria, Tomi possuía uma grande pressão para seguir uma carreira "estável" e de "respeito", como medicina, direito ou engenharia.


Tomi não se permitiu ceder, então se concentrou ainda mais para escrever Filhos de Sangue e Osso, entrando num programa de competição para escritores aspirantes trabalharem em conjunto antes de enviar seus manuscritos à agentes.


Sua inspiração para escrever sua primeira trilogia surgiu após seu período de estudos no Brasil, quando se deparou com um cartão postal enfeitado com imagens de orixás. Seu deslumbramento foi imediato, ela nunca vira deuses e deusas representados com a mesma pele que a si mesma, e soube naquele instante que precisava expor essa imagem ao mundo.


E ela estava certa. Seu livro alcançou a primeira posição de livros best-seller para jovens adultos no New York Times assim que fora publicado, em 2018. Se você já estava na comunidade literária neste ano, sabe o barulho que este livro causou.


Filhos de Sangue e Osso conta a história de Zélie Adebola, uma jovem que luta contra a monarquia para devolver a magia antiga de seu povo. Após testemunhar a morte de sua mãe, uma ceifadora, ela reprime suas origens e magia apesar da indignação contra o governo autoritário que destrói seu povo cada dia mais. Unindo-se com uma princesa revolucionária e seu irmão superprotetor, Zélie quebra as barreiras onde seu povo fora preso através de sua magia reconquistada.


Filhos de Sangue e Osso não é apenas um romance fantástico, fascinante e maravilhoso, mas também é forte. Poderoso. Capaz de acender em qualquer um uma chama de indignação e raiva contra a desigualdade onde familiares e amigos sofreram por tanto tempo. O livro é recheado de momentos, cenários e frases que transbordam o orgulho de Tomi Adeyemi por sua herança cultural, além de um universo ricamente detalhado e um enredo minuciosamente pensado.


Os direitos de adaptação da trilogia foram comprados pela Fox 2000 num acordo com aproximadamente 7 dígitos, sendo considerado um dos maiores acordos de publicação por um romance estreante para jovens adultos.


Caso tenha interesse em ler esta obra maravilhosa, por favor, me conte sua experiência através da jornada de Zélie. E não se esqueça, "a coragem nem sempre ruge, e o valor nem sempre brilha".


Ray Lima.

6 views0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2_Post
bottom of page