top of page
  • blogdaisies

Feminismo na Literatura- Autoras na Modernidade



Autoras na Modernidade


Sim sim, sabemos das autoras e mulheres inovadoras no passado que quebraram o famoso teto de vidro. Mas e quanto as autoras que continuam se certificando de que ele continue quebrado? Vamos falar delas!


Sarah J. Maas


Para quem já trocou duas palavras comigo, sabe que Sarah J. Maas é uma das minhas maiores inspirações no mundo literário. Criadora de personagens como Aelin Galathynius, Feyre Archeron e Bryce Quinlan, Maas não apenas cria protagonistas fortes, poderosas e independentes, mas também se certifica de que todas as vertentes femininas, essas sendo fortes, delicadas, poderosas ou meigas tenham seu espaço. O catálogo de personagens femininas e independentes em sua conta é inimaginável, tanto protagonistas quanto antagonistas, coadjuvantes e figurantes. Não lhe faltará inspiração lendo Trono de Vidro, Corte de Espinhos e Rosas ou Cidade da Lua Crescente.


Cassandra Clare


Clare não se limita ao mundo fantástico e complexo que criou; ela se certifica de que suas personagens sejam tão fascinantes quanto. Apesar de começar seu livro de estréia com grandes polêmicas acerca às personagens principais, Cassandra Clare não hesitou em evoluir seu tipo de escrita, criando nomes famosos como Clary Fray, Isabelle Lightwood, Theresa Gray, Emma Carstairs e muitas outras. Lendo Cassandra Clare, você conhece tantos nomes femininos poderosos na grande dinastia nephilim, e também uma diversidade minuciosamente escrita, com personagens como Diana Wrayburn, Helen Blackthorn e Cristina Rosales.


Tomi Adeyemi


Sim, já possuímos um artigo falando sobre essa deusa aqui no blog. Mas não podia faltar, então vamos falar mais dela! Tomi viveu basicamente sua vida inteira enterrando sua herança cultural e principalmente suas raízes familiares. Mas no momento em que decidiu abraçá-las, nasceu seu livro premiado, Filhos de Sangue e Osso. Seguindo a jornada da jovem Zélie Adebola, conhecemos o mundo dos maji, cheio da mitologia afrodescendente, um reinado corrupto e personagens recheadas de poder. Tomi diz que este livro foi escrito para si mesma, e podemos ver isso através de tanto amor e carinho posto em suas palavras. Zélie é uma personagem forte, irônica, amorosa e extremamente determinada, te presenteando com novos ensinamentos e filosofias a cada virar de página.


Holly Black


Apesar de mais uma autora com a polêmica envolvendo seu nome, suas personagens merecem um lugar nesta lista. Jude Duarte é uma humana vivendo no Reino das Fadas, um lugar de extremo perigo e desvantagem para sua espécie. Apesar disso, ela não cede seu sonho de um dia se tornar parte da grande corte Élfica, e mostrar à todos que apesar de humana, ela também possui poder. Mas Jude ainda se mostrou mais capaz até para si mesma, abrindo seu caminho até a coroa através da inteligência e sagacidade. Jude aprendeu a lutar, mentir, sobreviver e amar apenas para continuar viva, o que mais poderia conquistar apenas com a força de sua determinação?


Mary E. Pearson


Uma trilogia que segue a jornada de Lia, uma princesa de Morrighan condenada a seguir as tradições da coroa e servir de cabeça baixa. Mas ela ousava sonhar com mais, e não hesitou em correr atrás de uma vida melhor. Lia é uma personagem de uma teimosia tão grande que chega a ser inspiradora, é tão determinada a seguir sua vida do modo que deseja e tão indisciplinadamente apaixonada pelo mundo que seus únicos pensamentos conforme lê é de "preciso virar amiga dessa princesa". Um ótimo livro para uma ressaca daquelas, e também para amantes de Game of Thrones, este livro te entregará de bandeja uma jornada apaixonante e descobertas que podem mudar tudo.


Victoria Aveyard


Autora da renomada saga A Rainha Vermelha, Aveyard conta a história de Mare Barrow, uma vermelha em meio aos deuses prateados, nobres que carregam poderes fatais em suas veias. Após descobrir que ela mesma possuí os poderes que ameaçaram sua existência por tanto tempo, o primeiro instinto de Mare é fazer a mudança, buscando uma forma de trazer seus irmãos vermelhos para a luz e acabar com a desigualdade do Norte. Apesar dos poderes de Mare ser um ponto principal na saga, você também conhecerá personagens que tornam o livro mais fascinante do que já é. Diana Farley, uma vermelha líder da tropa revolucionária Guarda Escarlate. Evangeline Samus, uma prateada encoberta em mentiras e presa no destino que seus superiores desejam. Elara Merandus, uma rainha adorada pelas ilusões que cria nas mentes de seus subordinados. Em que lado lutará?


Kendare Blake


Autora da série Três Coroas Negras, Blake conta a história das trigêmeas de uma ilha mágica, nascidas e criadas para se tornarem rainhas; isso se forem capazes de matar umas às outras. Arsinoe, Katherine e Mirabella devem aprender a lutar, reinar e governar em suas respectivas casas, os Naturalistas, Envenenadores e Elementares. Porém, os deuses pareciam ter planos diferentes para estas irmãs. Você torcerá para Arsinoe, a irmã mais fraca com um dom secreto, Katherine, a envenenadora com sede por poder, Mirabella, a elemental mais forte em poder e mais fraca em coração, ou uma nova rainha, uma nova ameaça, espreitando os três reinos com um poder desconhecido?


Laura Sebastian


Autora de Princesa de Cinzas, Laura conta a história de Theodosia, a princesa sobrevivente de uma invasão ao reino, o símbolo resiliente de uma nação unida e poderosa. Theosodia passou tempo demais sob as vontades do povo conquistador, vestindo-se à sua vontade, servindo à sua tutela em sua própria casa. Mas ao sentir a pontada de raiva e indignação de seu povo escravizado, ela põe um basta, ascendendo a revolução contra os homens que ousaram conquistar o trono de sua mãe, e enfim, reclamando sua coroa.


Tracy Banghart


Tracy escreve sobre duas irmãs, Serina e Nomi, nascidas numa família pobre, mas que pretendem conquistar o sucesso através da seleção do príncipe, onde são escolhidas Graças para servir como esposas. Serina passou sua vida inteira treinando para este momento, sonhando com o dia em que poderia prover uma vida melhor à sua família, enquanto Nomi vivia à sua sombra, destinada a servir a irmã. Porém, quando Serina é vista apenas segurando um livro, algo extremamente escandaloso para o reino, ela é condenada à prisão distante do reino, obrigada a jogar todos seus anos de treinamento de corte no lixo enquanto aprende talentos novos: a lutar e sobreviver.


Estas foram algumas das minhas autoras favoritas e suas personagens feministas. Caso tenha lido alguns destes livros, me diga o que achou, e me recomende as suas autoras favoritas também!




Ray Lima.

5 views0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2_Post
bottom of page