top of page
  • blogdaisies

Bloqueio Criativo - Meditação


Como a Meditação auxilia no Bloqueio Criativo?

É fato que o bloqueio criativo é algo que atrapalha muita gente na hora de produzir um vídeo, escrever um livro, pintar um quadro, escrever um artigo, entre outras coisas que requerem o uso da criatividade. Mas afinal, você sabe o que é Bloqueio Criativo?

A primeira vez em que se ouviu falar sobre bloqueio criativo foi na década de 1940, quando o psiquiatra austríaco Edmund Bergler ao estudar sobre as dificuldades dos escritores na hora de redigir um texto criou o termo “writer’s block” para referenciar essa ausência de pensamentos criativos.

Bloqueio Criativo consiste então nessa dificuldade de criar um conteúdo que requer muita imaginação e pensamentos lúcidos, é como se a pessoa ficasse por um determinado período, que pode ser de horas ou até dias, sem conseguir produzir algo.

Em decorrência disso existem vários estudos e pesquisas para se combater esse bloqueio, e um deles é o uso recorrente da prática da meditação. A meditação possui vários benefícios para a nossa saúde em si, e alguns já estão sendo comprovados pela a ciência, como é o caso estudado pela psicóloga Loranza Colzato, da Universidade Leiden, na Holanda, que vem estudando sobre esses benefícios.

Ao meditar você estimula o seu cérebro estar presente nos pensamentos do agora, e não ficar viajando entre o passado e futuro, treinando seu consciente a controlar suas ideias. Normalmente em decorrência da correria do nosso dia a dia, quase nunca tiramos um tempo para gente pensar no agora, nossa mente está sempre ocupada com os mais diversos pensamentos, mas quando precisamos utiliza-los parece que nosso cérebro se torna uma folha em branco.

Por causa disso, a meditação é uma boa aliada para melhorar a criatividade, pois estaremos treinando o nosso cérebro a pensar calmamente e de maneira mais clara. A meditação precisa ser praticada diariamente para que os efeitos surjam mais rápidos, como em tudo na nossa vida.

Mas como se medita?

-Primeiramente, escolha um ambiente calmo em sua casa, ou na natureza ou onde você estiver;

-Se você não possuir um lugar tranquilo para praticar, escolha os horários antes de dormir ou bem de manhãzinha, e medite ainda na cama;

-Procure focar na sua respiração, ou nos seus batimentos cardíacos ou em algum mantra (se estiver tocando);

-Se você é iniciante na meditação, recomendo começar pelas meditações guiadas, onde uma pessoa irá te conduzir de forma mais facilmente (existem vários vídeos no youtube sobre);

-Por último, recomendo também começar aos poucos, comece com 5 minutos, depois 10, 15, 20 e assim em diante.

​Garanto para você leitor, que ao inserir a meditação na sua vida muitas coisas irão mudar para melhor, e esse bloqueio criativo que te atrapalha tanto irá diminuir!

Até quinta-feira que vem! :)

Alene Fernandes

9 views0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2_Post
bottom of page