top of page
  • blogdaisies

Coluna Cinema- A Sociedade Literária e A Torta de Casca de Batata



Filme da semana:

A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata


Drama romântico para todos os gostos, baseado no livro de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows e dirigido pelo veterano Mike Newell,(Quatro casamentos e um funeral, O sorriso de Mona Lisa)

Filme inspirador, aonde consegue mostrar de uma forma poética e delicada os horrores da segunda guerra, suas consequências e de como podemos transformar a vida através da leitura que acolhe e liberta!

Fotografia, figurinos espetaculares e Lily James maravilhosa, como sempre.

Emocionante! È daqueles filmes para ver e rever diversas vezes!

SINOPSE

Juliet Ashton é uma escritora na Londres de 1946 que decide visitar Guernsey, uma das Ilhas do Canal invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, depois que recebe uma carta de um fazendeiro contando sobre como um clube do livro local foi fundado durante a guerra. Lá constrói profundos relacionamentos com os moradores da ilha e decide escrever um livro sobre as experiências deles durante o conflito.

Em 1941, acompanhamos um grupo de moradores de Guernsey que, ao serem confrontados por oficiais alemães, acabam, acidentalmente, inventando a tal Sociedade Literária e a Torta da Casca de Batata. A explicação é simples. Logo que a ocupação se deu, muito foi confiscado, inclusive em víveres – e o pobre criador de porcos Dawsey Adams (Michiel Huisman) se viu sem ter o que fazer. O que sobrou a ele e aos demais moradores foram nada menos do que batatas. E após tantas receitas, chegou-se à curiosa Torta de Casca de Batata, uma mistura intragável que só poderia ser enfrentada diante do quadro de imensa fome e busca por qualquer tipo de variedade. A criação de Eben Ramsey (Tom Courtenay), chefe dos Correios, acaba por se tornar uma piada particular, e quando um último suíno é encontrado ainda vivo – e em boas condições, um encontro secreto é organizado às pressas para que os mais chegados possam desfrutar do banquete.


Cinco anos depois, Adams começa a se corresponder com a escritora Juliet Ashton (Lily James) atrás de dicas para darem continuidade a eventual Sociedade Literária que, por fim, acabou se formando. Afinal, ela, de Londres, teria melhores condições para ajudá-los, uma vez que na isolada ilha nenhuma livraria ou biblioteca havia sobrevivido. Motivada pela paixão por algo em comum, a autora em busca de novas inspirações acaba deixando noivo (Glen Powell) e editor (Matthew Goode) para ir conhecê-los. Viaja até Guernsey para conhecer mais sobre sua história, de seus moradores e da sociedade, e descobre muito mais do que planejara.


A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata (2018)

Aonde assistir: Netflix



Até o próximo sábado com mais uma dica de filmes que encantam e inspiram!

13 views1 comment

Recent Posts

See All
Post: Blog2_Post
bottom of page